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Marketing Digital em 2021: O que é e como Funciona?

Augusto César

Olá meu nome é Augusto César, você provavelmente já deve ter ouvido muito falar sobre o assunto, mas você sabe efetivamente o que é, e como funciona o Marketing Digital?

A origem dele e qual é o Futuro do Marketing Digital?

No início, por volta dos anos 2000 com a evolução da internet e o crescimento de usuários o Marketing Digital foi crescendo junto, as empresas começaram a investira mais no setor e ver que a área estava trazendo grandes evoluções e técnicas e tecnologias.

O Marketing Digital esta em constante evolução, se adaptando constantemente ao mercado e as necessidades das marcas e empresas.

Mais então o que é o Tal do Marketing Digital?

Calma! Para saber para onde Vamos precisamos saber de onde Viemos.

O Que é o Marketing Digital?

O Marketing Digital é nada menos do que o Marketing em Ambiente Digital, mais simplificado é o Marketing na Internet. É utilizados diversas Ferramentas como redes sociais, E-MAIL MARKETING, sites entre outras. O ambiente Virtual permite a aproximação com o Publico que antigamente era impossível, e esse é o ponto chave a comunicar com o público, saber a forma correta.

O Marketing Digital, surgiu tendo em vista estreitar essa distancia que antes havia entre empresa e consumidor, e melhorar a relação e a comunicação, sobre tudo é  uma forma melhor de Fortalecer a marca e consequentemente realizar mais vendas.

Como funciona o Marketing Digital?

A internet é muito Dinâmica: Um exemplo é a redes sociais e como acontece a propagação rápida de informação, se alguma empresa cria uma ação, ou até se posiciona de tal maneira perante a um assunto, os usuários instantaneamente, se pronunciaram e dá assim a empresa um fedback positivo ou negativo, assim é possível. E isso pode ser utilizado como termômetro para medir como será a aceitação de um determinado conteúdo.

Algo que se torna mais preciso é os resultados de estratégias adotadas em ambiente digital. É possível inclusive, determinar ações durante sua execução. Com o resultados em mãos se torna muito mais fácil de achar a estratégia certa ou mais próxima de dar resultados positivos.

Um bom exemplo das facilidades que o Marketing Digital proporciona é o cálculo do ROI (retorno sobre investimento). Assim como os ajustes mencionados acima, você pode calcular o retorno de cada ação durante sua execução.

Para que serve o Marketing Digital?

O marketing Digital pode Ajudar microempresas, empresa de pequeno e médio e grande porte a conquistarem mais oportunidades de negócio.

Trabalhar com estratégias online costumava ser um privilégio de empresas mais antenadas e que realmente podiam fazer grandes investimentos, principalmente na criação de um bom site. Hoje, felizmente, o acesso a esse tipo de serviço e estratégia está cada vez mais fácil, e até os pequenos empreendedores podem trabalhar com estratégias de Marketing Digital.

Ninguém quer ficar de fora do mundo online, principalmente porque ele abre várias portas e permite que as empresas consigam:

  • entender melhor seu público;
  • conquistar mais clientes;
  • receber feedbacks;
  • melhorar o relacionamento com os clientes;
  • fidelizar os consumidores;
  • educar o mercado;
  • aumentar o conhecimento de marca da empresa;
  • gerar leads;
  • gerar oportunidades de venda;
  • reforçar os diferenciais competitivos;
  • aumentar a rentabilidade da empresa.

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Quais são os cuidados necessários para ter uma boa estratégia de Marketing Digital?

Apesar de cada vez mais pessoas estarem buscando as soluções do Marketing Digital, é necessário trabalhar com atenção a alguns detalhes que podem ser determinantes para o sucesso do seu negócio.

Para não cometer os mesmos erros que muitos empresários acabam cometendo no dia a dia, decidimos listar alguns dos cuidados necessários para a estruturação de uma campanha digital de sucesso. 

Estudo de personas

O primeiro passo e fazer um estudo do seu personas. Não é difícil acharmos empresas que trabalham com o marketing, mais ainda não soube identificar o publico ideal de consumidores em muito dos casos grupos, devido a possibilidade de haver mais de um modelo cliente.

Nesse momento, é importante que você levante informações como:

    • quem são essas pessoas;
    • como são suas rotinas;
    • quais são seus objetivos;
    • quais são suas necessidades;
    • quais problemas elas enfrentam;
    • quais são suas objeções de compra mais comuns;
    • como a sua empresa pode ajudar essas pessoas;
    • quais produtos ou serviços são indicados;
    • qual a linguagem adequada para se comunicar com essas pessoas;
    • em quais canais de comunicação elas buscam por informação;
    • que tipo de conteúdo elas costumam consumir;
    • qual é a jornada de compra dessas pessoas; 
    • o que elas valorizam em uma empresa desse segmento etc.

Analisar a concorrência

Já imaginou ter um guia que mostra o que deu certo e o que deu errado então, a analise da concorrência é um detalhe muito importante na elaboração de um estratégia de Marketing Digital. Tendo em vista que podemos apreender muito com os erros deles e acertos.

Por esse motivo fazer uma análise da concorrência faz mais do que sentido é algo estratégico, saber quais empresas estão dando resultados e quais as estratégias que estão utilizando para se destacar no mercado.

Avalie o que esses negócios estão fazendo:

  • que tipo de conteúdo estão produzindo;
  • que tipo de linguagem estão usando;
  • como o público está se comportando;
  • quais são os erros que estão sendo cometidos;
  • quais ações parecem dar certo.

Após ter entendido essas estratégias da concorrência, será possível ter um olhar mais crítico, e assim será mais fácil tomar montar uma estratégia, uma vez tendo aprendido com o erro e acerto dos seus concorrentes.

Estudo de palavras- chaves

O estudo de palavras-chaves é essencial, e como diria minha mãe quem não é visto não é lembrado. Por isso é importante conhecer a sua persona e saber exatamente que tipo de conteúdo e quais assuntos precisam ser trabalhados ao longo dos materiais.

Tendo em mente quem são as suas personas e quais são os temas necessários de serem trabalhados, é possível fazer uma pesquisa de palavras-chave para encontrar os termos mais interessantes para a sua produção de conteúdo. É interessante que esses termos tenham não só um bom volume de busca, como também a intenção de busca adequada.

Para isso, usar ferramentas como o SEMRush e o Google KeyWord Planner pode ser uma excelente alternativa.

Faça uma lista de termos que irão te ajudar a responder às dúvidas dos seus consumidores e crie conteúdos otimizados para cada um deles.

Análise de Canais

A análise de canais é importante para você entender onde você está hoje e quais são os gargalos das suas estratégias. Se você já tem um site, observe se ele tem todas as informações mais importantes a respeito do seu negócio, se existem descrições sobre os produtos e serviços que são comercializados, informações sobre a empresa, informações de contato e outros detalhes. Um site completo, funcional e otimizado para uma boa experiência para os seus consumidores é a melhor maneira de trabalhar esses canais.

O seus site precisa ser o mais completo o possível, não deixando de faltar nenhuma informação importante, ali precisa ter todas as informações referentes a sua empresa, dando assim segurança e confiabilidade para o cliente. O importante é ele ser o mais completo o possível, contendo informações de produto, e características e especificações sobre ele.

A verificação de sua redes sociais é de suma importância para verificar qual o tipo de conteúdo esta sendo produzido e se ele  está gerando engajamento.

Lembre-se as redes sociais é uma forma muito eficaz do publico te conhecer melhor e ter uma relação mais próxima, fazendo assim a confiança do cliente na empresa aumentar.

Por isso, é fundamental fazer uma análise imparcial sobre o que está sendo feito hoje, quais são os gargalos e o que precisa ser melhorado.

Definição das metas e objetivos

Um detalhe básico antes de começar a estruturar sua estratégia de marketing é definir as metas e os objetivos de seu negócio.

Sem metas predefinidas, pode ser difícil saber qual é a melhor ação de marketing e como medir se você está obtendo resultados com o esforço que dedica ou não.

Portanto, é importante que você defina, antes de escolher agir, qual é o seu objetivo. Uma vez que o objetivo é definido, é hora de definir quais são os objetivos e com que frequência eles são separados. Você vai definir metas mensais? Metas bimestrais? Ou metas semanais?

Depois de definir as metas, você também pode definir indicadores-chave de sucesso para cada um, o que permite monitorar de perto se as ações realizadas em sua empresa estão funcionando. eles. desses pontos para realmente conquistar os números esperados.

Um dos benefícios do Marketing Digital é a capacidade de medir os resultados com precisão em tempo real, permitindo que equipes responsáveis ​​façam ajustes para números melhores nos próximos meses.

Falaremos um pouco mais sobre medição de resultados e métricas posteriormente.

Como escolher as melhores estratégias de Marketing Digital?

O primeiro passo para aumentar as suas vendas é enxergar o Marketing Digital como um gerador de oportunidades. Em seguida, é importante analisar, definir objetivos que possam ser alcançados e, sobretudo, conhecer bem o seu público-alvo. Esse é o processo que nós usamos para ajudar nossos clientes a gerarem mais resultados!

Sendo assim, a internet é a maneira mais segura de obter informações sobre o perfil do seu consumidor, visto que as redes sociais como o Instagram são ferramentas poderosas para criar uma relação mais próxima com o cliente, além de serem uma alternativa eficiente para garantir as melhores vendas.

Por esse motivo, separei as estratégias de Marketing Digital que mais têm dado certo. Confira logo abaixo:

Como fazer Marketing Digital?

O primeiro passo para aumentar suas vendas é ver o Marketing Digital como um gerador de oportunidades. Então, é importante analisar, definir metas alcançáveis ​​e, o mais importante, conhecer bem o seu público-alvo. Este é o processo que usamos para ajudar nossos clientes a obter mais resultados! Portanto, a Internet
é a forma mais segura de obter informações sobre o perfil do seu consumidor, pois as redes sociais como o Instagram são ferramentas poderosas para estreitar o relacionamento com os clientes, terceiros, além de ser uma alternativa eficaz para garantir as melhores vendas.

Inbound Marketing

Inbound marketing é a especialidade  da Orgânica Marketing! Ele tem como objetivo atrair o cliente por meio de conteúdo relevante. Dessa forma, as empresas procuram entender as necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecerem um canal de comunicação com essas pessoas, com o objetivo de oferecer uma solução para os seus problemas.

Marketing de Conteúdo

A principal função do marketing de conteúdo é posicionar sua marca no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas. E o melhor de tudo, é capaz de deixar sua marca no coração das pessoas, da qual temos muito orgulho! 

Ou seja, além de fornecer educação e informações relevantes ao público, o marketing de conteúdo também atende às preocupações das pessoas para que elas se tornem futuras clientes do seu negócio.

Uma opção prática, econômica e rápida. Os blogs são a forma mais popular de direcionar o tráfego para o seu site porque são fáceis de gerenciar, simples de crescer e exigem pouca manutenção.

Contudo, para que essa estratégia gere um resultado positivo, é importante que você leve em consideração quatro etapas:

  1. seja estratégico na criação de seu conteúdo. Ou seja, crie pautas com informação relevante;

  2. tenha um cronograma para as postagens;

  3. otimize o texto para o Google usando as práticas de SEO;

  4. vá além do texto: diversifique o tipo de comunicação criando infográficos, podcasts, vídeos entre outros.

E-mail Marketingo

Muitas pessoas pensam que o tempo gasto com e-mail acabou, mas isso é um grande erro. Eles ainda são uma das maiores forças do marketing digital. Acredite em mim: o potencial de uma lista de mala direta é enorme (para não dizer crescente) e boas ações podem ser incrivelmente lucrativas.

Normalmente utilizado para enviar promoções, ofertas e adquirir negócios, entre outros, o email marketing é o processo de envio de mensagens com fins comerciais a um grupo de pessoas, com o objetivo de melhorar ou manter uma relação estreita da empresa com o seu presente ou futuro. clientes.

Portanto, o primeiro passo é criar uma estratégia para capturar e-mails de seu público.

Redes Sociais

Se você está procurando um lugar de influência, comunicação e diálogo para divulgar sua marca, a mídia social é uma boa escolha para você. Isso porque os internautas brasileiros passam a maior parte do tempo em redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn e até Instagram.
O potencial desses setores é imenso. Afinal, ele abre a porta para um diálogo mais próximo com seus clientes. Mas saber criar estratégias para atrair o público para esses espaços não é suficiente. Você também precisa de uma estratégia para retê-los e envolvê-los!

Publicidade digital

Mesmo oferecendo um ótimo produto ou serviço por um bom preço e um site competitivo, é fundamental que você divulgue isso para as pessoas.

Muitas pessoas podem entrar nos motores de busca, mas se você conseguir descobrir onde está o seu público-alvo, você será capaz de capitalizar sobre a receita. Portanto, planeje um orçamento para investir em mídia digital.

Otimização de Conversão – CRO

Convert Rate Optimization ou Otimização de Conversão é uma forma segura de melhorar a performance de um site, aumentando mais o tráfego que o endereço já tem. Sendo assim, é possível aumentar as conversões independentemente do número de visitantes.

Marketing de Busca – SEM

Search Engine Marketing ou Marketing de Busca é o segmento do Marketing Digital que tem como foco desenvolver estratégias e formato de divulgação por meio de ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.

Quais são as principais métricas do Marketing Digital?

Ao aplicar estratégias de marketing, você precisa determinar se os resultados são realmente eficazes, porque as campanhas funcionam de maneira diferente para cada negócio. Para saber quais ações são mais relevantes e se elas realmente o colocam no caminho do sucesso, só há uma maneira: rastrear as métricas e medi-las com sabedoria.

Essas ferramentas são peças fundamentais para a adoção do marketing digital, pois mostram onde está o erro, o que precisa ser ajustado, como economizar nas ações, o que mudou nas métricas e onde estão as novas oportunidades de negócios, inclusive as favoráveis. Em outras palavras, eles são um guia perfeito para a tomada de decisões estratégicas.

Embora qualquer pessoa possa acompanhar as métricas, é importante ter uma empresa de especialistas com conhecimento específico para identificar as métricas certas para gerar insights e resultados. Isso ocorre porque muitos deles não estão relacionados ao objetivo real e só mostram aparências como o número de curtidas e curtidas.

Gostaria da ajuda de uma empresa especializada para ajudá-lo a rastrear suas métricas e dizer o que cada uma significa? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Na Orgânica Digital, temos em nosso portfólio uma série de cases de empresas-chave em setores que demonstram nossa eficiência no monitoramento de índices. Nosso trabalho inspira confiança porque nos dedicamos a entender o seu negócio de acordo com as prioridades da marca. Assim, buscamos sempre os insights mais apropriados para melhorar as tomadas de decisão das campanhas!

Confira abaixo uma lista com as principais métricas de marketing que consideramos importantes para serem acompanhadas. Entenda melhor a importância de cada uma delas para as ações de Marketing Digital!

Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI compara o valor que você gastou e o aumento nas vendas. A característica fundamental de como o marketing digital funciona é justamente aumentar os lucros, então essa é uma das métricas mais importantes a se avaliar.

Com essa métrica você pode ver se o dinheiro da campanha foi bem gasto e obter informações para identificar momentos interessantes para aumentar seu investimento, melhorar mais resultados.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC estabelece uma relação entre os gastos com Marketing Digital e o número de clientes. Em outras palavras, ele mede o custo que cada novo cliente representa para a empresa, mostrando se as campanhas fazem valer os esforços.

Isso inclui todas as despesas aplicadas nas estratégias de promoção, desde os valores investidos em marketing até os salários da equipe de vendas. Para calcular o CAC, você deve separar o período desejado e avaliar a diferença entre esses valores e a quantidade de contas que surgiram no espaço de tempo determinado.

Receita Mensal Recorrente (MRR)

O MRR permite que você visualize o crescimento do seu negócio em termos de receita do faturamento mensal. Isso significa que os pagamentos adiantados podem ser ajustados para avaliar as tendências de crescimento para o ano.

Para fazer isso, basta dividi-los por 12. No entanto, os pagamentos à vista, encargos contábeis e descontos devem ser excluídos. Inclui taxas de transação de crédito e pagamento.

Custo Por Aquisição (CPA)

O CPL avalia os custos de geração de um novo lead. Essa métrica ajuda com o funcionamento do marketing digital porque mostra a relevância das campanhas.

Idealmente, o CPL deve ser o mais baixo possível, mas valores altos também fazem sentido se a conversão de lead-to-customer for eficaz. Os resultados são relativos, o que justifica ligar para uma empresa especializada em medição de métricas.

Custo Por Lead (CPL)

O CPL avalia os gastos para gerar um novo lead. Essa métrica ajuda na maneira como funciona o Marketing Digital, porque mostra se as campanhas estão bem ajustadas.

O ideal é que o CPL seja o mínimo possível, mas valores altos também se justificam se as conversões dos leads para clientes forem eficientes. O resultado é relativo, o que justifica contratar uma empresa especializada para medir as métricas.

Ticket Médio

O ticket médio é aplicado individualmente a uma conta para determinar a receita que um cliente traz para o negócio. Este é um indicador que ajuda a entender quando adotar estratégias de engajamento para aumentar a demanda por produtos / serviços adquiridos.

Lifetime Value (LTV)

O LTV é uma métrica para avaliar o potencial de lucratividade de cada cliente a fim de prever resultados. Ela analisa o negócio com o cliente o tempo todo, ou seja, desde que ele começou a solicitar o serviço / produto. Deve ser pelo menos três vezes o ACC para que a conta seja sustentável.

Taxa de conversão

O LTV é uma métrica para avaliar o potencial de lucratividade de cada cliente a fim de prever resultados. Ela analisa o negócio com o cliente o tempo todo, ou seja, desde que ele começou a solicitar o serviço / produto. Deve ser pelo menos três vezes o ACC para que a conta seja sustentável.

Visitas no site

As visitas ao site podem ser avaliadas por uma variedade de medidas. Os totais indicam se as campanhas estão tendo um bom desempenho, mesmo que não sejam convertidas em leads. Por outro lado, os acessos individuais mostram quantas pessoas específicas visitam o site.

A comparação dessas métricas permite que você veja quantos retornaram e quantos eram novos, ajudando a entender o engajamento da campanha. Essas também são métricas importantes para descobrir o conteúdo mais visualizado.

Dica: O blog pode ser um dos principais canais para atrair novos visitantes ao seu site! Saber mais.

Métricas de e-mail marketing

Existem também métricas específicas para campanhas de marketing por email. Isso inclui taxas de abertura de e-mail e taxas de cliques em links.

A primeira métrica indica se as manchetes são atraentes o suficiente, enquanto a segunda métrica mostra a eficácia da própria campanha. Afinal, a questão é que o remetente está interessado no que você tem a oferecer!

Como analisar as métricas de Marketing Digital?

Antes de começar a analisar as métricas de marketing, é importante pensar sobre quais métricas realmente interessam ao seu negócio. Para fazer isso, avalie quais são suas metas e objetivos e veja quais métricas realmente o ajudarão a medir o progresso do seu negócio: Marketing Digital e BI andam de mãos dadas!

Feito isso, é hora de definir a prioridade e a frequência de cada um.

Infelizmente, muitas empresas acabam com a ideia de medir todas as métricas disponíveis e acabam não prestando atenção nos números que realmente importam. O resultado disso? O empresário não enxerga a realidade da empresa com transparência e acaba deixando de otimizar sua estratégia e melhorar os resultados obtidos até então.

Ficar com métricas que não fornecem dados relevantes para o seu negócio é o que chamamos de métricas de vaidade. Eles podem ter uma boa aparência, mas não são especializados para as necessidades do seu negócio.

Como criar um planejamento de Marketing Digital?

Ao investir nas estratégias do Marketing Digital é essencial ter um plano de marketing, pois executar as diversas ações que compõem essa metodologia sem um planejamento estratégico pode ser um grande problema para o seu negócio — e para o seu bolso.

No entanto, existem três etapas que você deve considerar na hora de criar seu plano de Marketing Digital. Confira a seguir.

  1. defina seus objetivos, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo;

  2. faça uso de indicadores-chave de Performance (KPIs);

  3. conheça seu público-alvo.

Quais as vantagens do Marketing Digital?

É claro que tudo ao nosso redor é influenciado pelas mídias digitais, e o marketing não é diferente. Portanto, as empresas em crescimento precisam priorizar o marketing digital. Entre os profissionais:

Mais comunicação e interação
A primeira vantagem é melhorar sua capacidade de se comunicar e interagir com seu público. Os canais digitais, especificamente as redes sociais, são frequentemente utilizados como meio de comunicação entre clientes e empresas.

Nessas plataformas, consumidores e potenciais clientes aproveitam a proximidade para tirar dúvidas sobre produtos e serviços, opinar e discutir as expectativas e dicas dos clientes, para que se destaquem no mercado.

Quem melhor do que seus clientes para dizer exatamente o que eles querem e precisam sobre o seu negócio?

Mais competitividade

O aumento da competitividade também é um facto. Quando sua empresa está online, ela pode construir relacionamentos mais próximos com os consumidores, acompanhar seus concorrentes, fortalecer sua vantagem competitiva e, com cuidado e atenção, até mesmo reter consumidores!

Best Value for Money

Ao contrário das estratégias tradicionais e offline, o Marketing Digital tem mais valor democrático. Essa é uma das vantagens, principalmente para as pequenas e médias empresas.

A relação custo x benefício do investimento é excelente: além de permitir que você trabalhe com mais custo, as campanhas tendem a ser mais segmentadas, permitindo que você alcance apenas aqueles Objetos realmente importantes para o negócio.

Alcance global mais amplo

A Internet também permite que você alcance um maior alcance. Por exemplo, se sua empresa está trabalhando com uma solução de software, talvez valha a pena trabalhar com essa solução em escala nacional.

Com o marketing digital, você poderá alcançar pessoas em todo o país de uma forma mais simples e conveniente do que com as estratégias tradicionais.

Análise e medição de dados concretos

Falaremos muito sobre isso: a capacidade de medir e analisar dados concretos.

Este é um dos benefícios mais notáveis ​​do marketing digital. Quando você pensa em marketing tradicional, é muito mais complicado pensar em medição: como você avalia quais clientes chegaram graças aos anúncios em revistas? Como medir o número de clientes que chegam no ônibus seguinte?

Com o Marketing Digital é possível saber exatamente de onde vem cada cliente e potencial cliente, que caminho percorreram para lá chegar, e a partir daí determinar quais as estratégias mais promissoras e quais não. Quais os investimentos que devem ser ajustado.

Mais leads

Com estratégias bem direcionadas e direcionadas, é possível aumentar o número de leads. De fato, com a geração de leads, é possível educar o mercado e orientá-lo até o ponto de compra por meio de um funil bem projetado.

Ao trabalhar com marketing digital, você pode ajudar os consumidores a passarem pelo processo de compra de forma mais intuitiva e simples.

Atrair o público certo

A segmentação das estratégias de Marketing Digital também é um dos atrativos de maior destaque para as empresas. Enquanto no marketing tradicional tivemos que dar um salto gigante para conquistar um pequeno número de clientes, com o marketing digital é possível segmentar cada vez mais e focar apenas em levar a mensagem às pessoas reais. Pode representar um pool de clientes em potencial para seu negócio. .

Quanto mais direcionada for sua estratégia e quanto mais perto você chegar do público certo, maior será a chance de conversão.

Fornece acesso ao feedback do cliente

A mídia social permite que empresas e clientes se comuniquem de uma maneira muito mais transparente. Os usuários tendem a usar essas ferramentas para se comunicar de forma mais específica e direta com empresas que compraram ou estão interessadas em fazer uma compra.

Se pertence a estes canais e sabe utilizá-los de forma estratégica, poderá identificar uma série de recomendações diretas dos clientes para melhorar a sua imagem no mercado e aumentar a sua competitividade.

O feedback do consumidor é essencial para o seu desenvolvimento. Use-nos com sabedoria.

Na Orgânica Digital, adotamos com sucesso (incluindo nós) estratégias de marketing digital! Conheça a seguir o depoimento de André Ribeiro, Country Sales Manager da M.Pollo, sobre o nosso trabalho:

 

Quais são os piores erros de Marketing Digital?

As estratégias de marketing podem trazer muitos benefícios. No entanto, para colher essas recompensas, você precisa prestar atenção aos detalhes. Você está fazendo tudo certo ou precisa modificar algo?

Descubra os erros mais comuns que as empresas cometem:

  • não conhecer a sua persona;
  • não estabelecer metas;
  • escolher estratégias inadequadas;
  • não conhecer as necessidades do seu negócio;
  • não conhecer as sazonalidades da sua empresa;
  • ignorar a necessidade de fidelizar o seu consumidor;
  • não usar a linguagem adequada para se comunicar;
  • fazer ações pontuais e não investir na recorrência;
  • ter um site muito pesado e que demora a carregar;
  • não escrever artigos;
  • não se preocupar em variar o formato dos conteúdos;
  • não se preocupar em educar o mercado;
  • não acompanhar as métricas;
  • não otimizar os esforços de marketing.

Quais são as consequências de não investir em Marketing Digital?

O marketing digital deixou de ser uma alternativa e passou a ser fundamental para as empresas que pretendem garantir a competitividade no mercado. Dito isso, pode-se imaginar que não investir em Marketing Digital é um risco para as empresas, independente de seu mercado ou porte.

Algumas das maiores perdas que as empresas podem sofrer por não investir em marketing digital estão listadas abaixo.



A empresa não está acompanhando o mercado

O mercado está crescendo e se tornando cada vez mais digital. Para expandir seus negócios, você precisa acompanhar as tendências e estar um passo à frente da concorrência.

Porém, se você ignorar o marketing digital, a possibilidade de ficar para trás é muito alta. Estar em um ambiente digital não só o ajudará a melhorar o relacionamento com seu público e a aumentar as vendas, mas também a otimizar processos e revisar processos internos.


Dificuldade em encontrar novos clientes

Os hábitos de consumo mudaram e se adaptaram ao mundo digital. Hoje, a maioria dos consumidores está ciente da necessidade de pesquisar online antes de entrar em uma transação com uma empresa.

Portanto, se você deseja encontrar clientes e ser visto por clientes em potencial que buscam soluções semelhantes às suas, você tem que estar no mundo digital.


Dificuldade em reter clientes

O marketing digital, combinado com ferramentas de automação de marketing, pode permitir que as empresas retenham cada vez mais consumidores.

Afinal, sabemos que um cliente fiel pode ser muito mais lucrativo do que um novo.

Com as plataformas certas e utilizando a comunicação online para chegar a essas pessoas, você pode criar uma rede de consumidores e promotores fiéis e satisfeitos de sua marca. Resultado? Um aumento nas referências orgânicas e na sua base de clientes.


Dificuldade de competição

Se todos os negócios estivessem no mundo digital e não o seu, como você competiria pela atenção de seus clientes?

Internet e Marketing Digital permite que as empresas trabalhem para fortalecer sua vantagem competitiva e atrair cada vez mais clientes de acordo com suas necessidades.

Se não está nestes canais, a que muitos consumidores até se referem antes de decidirem comprar, como pensa que é visto na hora de vender?

É preciso lembrar que a aplicação de estratégias de Marketing Digital não é apenas um detalhe: é uma medida para que seu negócio não morra na praia.


A rentabilidade da empresa diminuiu

Claro que, com a diminuição da competitividade no mercado, era difícil ficar fora da concorrência e atrair mais clientes, o lucro da empresa também diminuiu.

Um negócio sustentável precisa manter uma taxa de crescimento periódica e ficar de olho nas novidades do mercado para transformar sua realidade em algo mais lucrativo e lucrativo.

Como saber se o Marketing Digital está dando certo?

Para você diminuir sua margem de erros e, em contrapartida, aumentar as chances de sucesso, é fundamental saber se a sua estratégia está dando certo. Para isso, é necessário acompanhar algumas métricas que servem para mensurar a performance das suas ações.

Abaixo, listamos algumas das métricas de marketing mais utilizadas em uma estratégia, são elas:

  • Retorno Sobre Investimento (ROI): faz uma análise comparativa entre o quanto você gastou e cresceu em vendas;

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC): estabelece uma relação entre os gastos com Marketing Digital com o número de clientes;

  • Receita Mensal Recorrente (MRR): permite visualizar o crescimento da sua empresa em termos de receita;

  • Custo Por Aquisição: responsável pela geração de lead, trata se da soma dos gastos e os contatos adquiridos dentro de um período de tempo;

  • Custo Por Lead: é responsável por avaliar os gastos que você tem para gerar um novo lead.

Porém, vale ressaltar que o ideal é você conhecer todas as métricas de marketing e escolher a que mais se adapta ao seu tipo de negócio.

Como saber se uma estratégia de Marketing Digital não está dando certo?

Infelizmente, poucas empresas atentam para os resultados do Marketing Digital. A verdade é que, lá no fundo, poucas sabem identificar se a empresa realmente está tendo lucros ou não.

Vamos enxergar alguns cenários: se hoje a sua empresa gasta R$2.000,00 em marketing e conquistou quatro novos clientes, cada cliente custou R$500,00 para o seu negócio. Esses clientes só passarão a dar lucros para a sua empresa se eles consumirem um valor maior que o seu custo (R$501,00 em diante). Nesse momento, você precisa pensar no seu ticket médio:

  • se o seu ticket médio for inferior à R$500,00, o seu cliente só passará a dar lucros reais para a sua empresa com a recorrência de compra;
  • se o seu ticket médio for de R$500,00, o cliente estará apenas pagando o custo de aquisição. Dessa forma, o lucro só virá a partir da segunda compra;
  • e, claro, se o seu ticket médio for superior a R$500,00, nesse contexto, o cliente já será capacitado para dar lucros reais para o seu negócio.

Agora que entendemos a relação de lucro, ticket médio e recorrência de compra, é hora de pensarmos nas estratégias de Marketing Digital.

O marketing vem para ajudar as empresas a resolverem esses três pilares importantíssimos para garantir a rentabilidade do negócio. Se a sua estratégia não está conseguindo otimizar nenhum desses pontos, ela pode estar tendo algum gargalo.

Então, como identificar os sinais de que a estratégia de marketing está deixando a desejar?

Confira alguns pontos principais: 

  • baixo número de visitas no site;
  • baixa taxa de conversão;
  • leads não qualificados;
  • poucas oportunidades para serem trabalhadas;
  • vendas abaixo do esperado;
  • clientes não fidelizados;
  • clientes não engajam;
  • queda das vendas;
  • a meta está cada dia mais distante.

Fez tudo isso mas seu Marketing Digital não funciona?

Chegou até aqui, mas algo não deu certo? Calma porque ainda tem jeito. O Marketing Digital é uma excelente ferramenta para você se diferenciar dos demais. No entanto, usar métodos que já estão no mercado não fará diferença no rendimento da sua empresa, pois para alcançar o sucesso é essencial que você busque soluções inovadoras que geram resultados reais para o seu negócio.

Reveja a persona

Se as suas estratégias de marketing não estão trazendo os resultados esperados, é preciso que você reavalie alguns quesitos. O primeiro deles é a persona: será que você realmente está se comunicando com o cliente correto? Ou será que a sua persona está equivocada e, por isso, você não está conseguindo atrair as pessoas adequadas para o seu negócio.

Reavalie quem são os seus clientes e veja se a sua persona está correta. Se for necessário, refaça o estudo de personas e identifique quais mudanças precisam ser realizadas na sua estratégia de marketing.

Reavalie os números

Reavaliar os números é importante. Quanto mais registros você tiver do que foi feito e conquistado nos últimos anos e meses, melhor! Esses dados servirão como fatores de comparação para entender se realmente houve melhoras ao longo da estratégia que está sendo executada ou se é necessário mudar alguma coisa.

Pode ser que o negócio tenha uma sazonalidade que ainda não havia sido identificada e que, na verdade, os números baixos não representem uma falha na estratégia de marketing, e sim um período comum de baixa dentro da empresa.

Essa dica é importante para todas as empresas, de qualquer segmento: mantenha o registro mês a mês. Guarde os documentos para comparar com os meses dos anos seguintes e identificar se é um comportamento do seu consumidor e, a partir disso, reorganizar suas ações. 

Reveja as metas

Pode ser que as metas estejam acima do potencial da empresa. Isso é muito comum de acontecer: quando as empresas não têm um registro do progresso do negócio nos últimos anos ou uma perspectiva macro de como está o mercado, pode ser que as metas e objetivos estabelecidos fiquem além do potencial da empresa e do mercado.

É importante avaliar como está o seu negócio e quais são as expectativas para o seu setor. Reveja as metas e tente trabalhar com números menos ousados para começar a ação.

Reveja as estratégias

As estratégias também podem estar erradas, e isso está te custando resultados! Identifique, com a análise de métricas, se as estratégias usadas estão trazendo o retorno esperado ou se é necessário repensar a forma com que cada uma delas está sendo trabalhada.

Um dos benefícios do Marketing Digital é a possibilidade de avaliar o progresso de cada ação em tempo real.

Veja onde estão os melhores e piores resultados e reorganize os esforços.

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